Início Destaque Topfive: cinco bandas para ouvir neste final de semana #182

Topfive: cinco bandas para ouvir neste final de semana #182

Chegamos em mais um sábado e aquele Topfive manhoso, não pode faltar né? Dessa vez, ao meu cargo, rabisquei diversas temáticas, mas a que me convenceu foi cinco bandas que me chamaram atenção neste 2020 que se passou. Que apesar dos apesares, trouxe algumas coisas boas e vou citar cinco delas.

Foi um ano que mais fiz contatos, conheci mais bandas e os stats do meu spotify me surpreendeu quando listou quantas bandas novas eu tinha ouvido em 2020. Sempre lapidando atrás de sons novos, eis que conheci cinco bandas que fiz contato e criei uma amizade fantástica e claro, não só pela amizade e também pelo som que apresentam ser de qualidade, bora lá!

01) Traíra – Metal – Juiz de Fora/MG

Sempre recebemos diversas mensagens em nosso Instagram. Geralmente um músico chega, joga um link e não fala absolutamente nada, esse tipo de mensagem ignoramos. Mas certo dia recebemos a mensagem do vocalista Marcelo Cameron, bem humorado, firme no que abordava e com muita simpatia apresentou o Traíra, fazendo até trocadilho com o nome da banda. É assim que separamos quem quer apresentar a banda e quem só quer espaço. Traíra é uma banda de Metal fundada em 2018 por um Power Trio muito bem entrosado. Marcelo nos vocais e baixo, Madness na guitarra e Hugo Moutinho na bateria. O Traíra tem uma sonoridade coesa, um Metal afiado e sem frescura e o melhor, com vocais em Português. Destaque para as faixas Hipocrisia (ouça logo abaixo) e Lobó. Começo o Topfive com a banda QUE MAIS me chamou atenção em 2020.

02) Dark Valley – Metal Alternativo – Porto Alegre/RS

Liderado pela vocalista, compositora, poeta, professora de canto e tantos outros atributos, Ana Carla de Carli. Várias das músicas lançadas pela Dark Valley remete a histórias sobre mulheres ou falando da importância de ter seu lugar onde quer que ela queira. No release da banda, logo de cara tem a seguinte frase: Se a vida é uma jornada e a morte faz parte dela, você pelo menos apreciaria a vista? Ainda fazem parte da banda o guitarrista Fernando Cezar Jr, o baixista Rodrigo Morales e o baterista Felipe Paedo. O seu último videoclipe por exemplo de Balada, traz Ana Carla representando Lilith com a mensagem central que acolher a escuridão é o caminho para a verdadeira libertação pessoal. Mas não só isso, a música recebeu uma versão em Hebraico em referência aos escritos antigos sobre o demônio Lilith. incrível, não?

03) Vazio – Black Metal – São Paulo/SP

2020 me mostra que foi um ano atípico mesmo, pelo fato de ter uma banda de Black Metal na minha lista. O Vazio é diferente de tudo o que eu já ouvi, principalmente a live que assisti do canal Scena onde pude notar o carisma e o diferencial do vocalista Renato Gimenez. Além de tudo, as técnicas e o peso do som do Vazio difere um pouco de tudo o que eu ouvi, pelo fato de sentir uma a melodia perfeitamente casada com os vocais. Depois da live que citei, fui buscar ouvir mais a banda e ler a respeito, fascinante eu diria. E o primeiro contato com o Renato também foi diferenciado, nos recebeu muito bem. O disco Eterno Aeon Obscuro foi para mim o melhor álbum de Metal Extremo de 2020, desde a composição da capa, das músicas e pela postura da banda e é por isso que estão na minha lista de bandas que me chamaram atenção em 2020.

04) Evil Politicians – Metal Alternativo – Curitiba/PR

Não é segredo para ninguém, que bebo da fonte do Disturbed, Alter Bridge e algumas outras bandas do Metal Moderno, não me importo com rótulos ou questionamentos, apenas ouço o que me agrada. Quando a Evil Politicians se inscreveu para participar do segundo festival online d’O SubSolo, gostei desde sua abordagem até a sua compostura em divulgar os materiais do festival, sendo que bandas que não divulgaram o festival, ficarão de fora de qualquer projeto futuro do site. Formada em 2017 na capital paranaense, a estreia da banda veio em 2020 com o EP No More Fear. Além de tudo a banda demonstra que tudo o que lança, é de extrema qualidade, desde vídeos até suas composições e por este fato, me chamou a atenção.

05) Carcadia – Rock ‘n Roll – Santa Rita do Sapucaí/MG

Chinelão de dedo, chapéu, simplicidade, vocal poderoso, instrumental impecável e uma bandaça. Formada ás margens do Rio Sapucaí, conhecida como O Vale do ChuChu, os músicos trazem em sua simplicidade, uma harmonia pesada entre os músicos. O carisma da vocalista Pamia Rodrigues, o excelente casamento entre as guitarras e baixo de Hegel Pinheiro e Renato Pereira, e o vulcão Paulo Otávio na bateria, sendo em um vídeo o baterista finalizou a música com um porrete, trazendo mais uma vez a tona, o fato da banda ser bem humorada acima de tudo. O disco Age of Reason foi muito bem lembrado pelas mídias, o disco alcançou o primeiro lugar pel’O SubSolo na categoria de Rock/Hard Rock de 2020 e foi merecidíssimo, essa banda mostra que não precisa de tanto carnaval para ter uma sonoridade impecável, virei fã.

Gremista, catarinense, gamer, cervejeiro e admirador incessante do Rock/Metal. Tem como filosofia de vida, que o menos é mais. Visando sempre a qualidade invés da quantidade. Criou o site 'O SubSolo" em 2015 sem meras pretensões se tornando um grande incentivador da cena. Prestes a surtar com a crise da meia idade, tem a atelofobia como seu maior inimigo e faz com que escrever e respirar o Rock/Metal seja sua válvula de escape.