Oi pessoal. Para inaugurar a minha participação escrevendo para O SubSolo, decidi escolher cinco bandas da minha terrinha, Curitiba, para este Top Five. São de estilos variados que gosto muito e espero que vocês gostem também.

01) Zeitgeist Company – Metal e Rock Alternativo

A banda surgiu nos anos 90 com influências de Metal e até fez turnê na Europa, mas teve que retornar ao Brasil e entrou em hiato. Dos integrantes antigos, apenas o vocalista Cássio Linhares permaneceu no projeto. Em 2015, após várias tentativas de formações diferentes, a Zeitgeist começou a ensaiar, compor e dar novos arranjos às músicas antigas, trazendo uma modernidade relacionada aos novos integrantes: o jovem guitarrista Pablo Robbi, o baixista Douglas Machado, o baterista e produtor Dimitri Heller e o segundo guitarrista Leandro Medeiros, que entrou posteriormente em 2018. Em 2019, lançaram o EP Unarmed de maneira independente.

02) Strogonoff Satânico – Street Folk Punk

Segundo os próprios integrantes, a Strogonoff Satânico tem os ingredientes que formam o prato mais debochado do underground curitibano: acidez, resistência, protesto e batata palha. Surgiu em julho de 2020, é formada por Gustavo Toscan, Khaoe Rocha e Renato Tadeu, e tem como foco principal a espontaneidade criativa e o protesto permeado de humor e sarcasmo. O primeiro disco do grupo, chamado Autointitulado, está disponível em todas as plataformas digitais.

03) Othersame – Progressive Post-Rock

Formada por João Cardoso (guitarra/voz), Guilherme Tanamati (guitarra/efeitos), Ravi Vilela (bateria) e Lucas Redekopp (baixo/voz/synth), a Othersame traz as suas influências de rock progressivo, post-grunge, post-rock e música brasileira de uma maneira bem experimental e densa. O lançamento mais recente, o álbum Depiction, traz composições escritas durante a trajetória da banda e apresenta os novos trabalhos inspirados pela nova formação. Durante os mais de dois anos de existência, a banda passou por diversas cidades brasileiras e dividiu o palco com grandes nomes nacionais e internacionais como Dead Fish, Display, Menores Atos, Basement, Citizen e Circa Survive.

04) Cassandra – Sludge e Post-Metal

Cassandra é um duo formado em 2014 por Daniel Silveira (baixo e voz) e Karina D’Alessandre (bateria). Possui uma sonoridade experimental densa e pesada sempre cantada em língua portuguesa e seu nome foi inspirado pela personagem da mitologia grega que previa tragédias após ser amaldiçoada e, por fim, morrer como louca. Previsão #5 (Primália Sentença) é uma performance ao vivo gravada pelo Studio Tenda:

05) Everside – Post-Hardcore e Alternativo

A proposta da Everside é trazer um Rock moderno com vocal feminino, sem barreiras de gêneros musicais. O grupo conta com composições sobre o cotidiano com temas como autocrítica, reflexão e melancolia, e já possui três videoclipes em seu canal no YouTube. A formação atual é: Jessica Waltrick (voz), Humberto Tramujas (baixo), Nicolas Sourient (guitarra), Gustavo Sourient (bateria) e Guilherme Tanamati (guitarra).

 

Sua futura popstar ... porém dark. Ocupada bolando planos de dominação mundial. Apaixonada por divas pop e também metaleira, mas só um pouquinho. Curitibana, mas queria mesmo era morar no mundo todo. Cantora, compositora e tenta ser artista nas outras áreas também (sem sucesso).