Fala leitores do O Subsolo, nesse top five eu resolvi expandir fronteiras e trazer excelentes bandas do Nordeste, Sudeste e Centro Oeste para vocês conhecerem.
Eu tenho certeza que vocês irão curtir.
01) The Atomic Drive – Hard’n Heavy – São Paulo/SP
Fundada em 2004 como um projeto que fazia covers de bandas de Heavy Metal e Classic Rock. A banda sofreu inúmeras mudanças até se firmar em meados de 2010 fortemente influenciados pelo Heavy Metal e o Hard Rock dos anos 70 e 80, incorporando também outros sub gêneros em seu Hard N Heavy Metal, onde assim iniciou sua saga Autoral, que resultou em diversas apresentações em bares e eventos de motoclubes na cidade de São Paulo.
Em 2013 a banda Gravou seu EP(Demo) Semi Ao Vivo no The Great Music (Tatuapé), lançando no dia 29/03/2013 na extinta casa de Shows, Newz Club na Avenida Augusta.
Após um hiato de 5 anos, banda voltou no final de 2019, com a Formação: Valek Ventrue (Vocal), Diego Sousa (Guitarra), Alex Santos (Guitarra), Douglas Souza (Baixo) e Felipe de Paula (Bateria), onde estão em processo de composição, para gravar o seu buscado primeiro Full Álbum.
02) Slave Off – Metalcore – São Paulo/SP
O duo metalcore Paulista Slave Off, foi formado em 2015, o seu primeiro EP “O seu destino” foi lançado em 2019, com letras de recuperação e vivência das drogas, feitas por Leandro Chechter (Guitarra/Voz), que compôs a maioria das músicas em uma clínica de recuperação. O baterista é Roland Fabre, que está desde o início da formação, e conheceu Leandro, em um grupo de narcóticos anônimos, onde também se reabilitava do uso de drogas.
Após o lançamento do primeiro EP, ter feito alguns shows e lançado alguns clipes, a banda presenciou o momento de pandemia que chegou logo em seguida, em 2020, cancelando alguns eventos e ensaios do duo. essa experiência sombria, trouxe inspiração ao novo videoclipe em 2021, “Sobrevivência”, que mostra um ator surtando em casa por estar trancado e na loucura das drogas. A banda no momento está retomando shows, e pensando mais a frente em futuros trabalhos.
03) Arvak – Death Metal – Goiânia/GO
Formada em 2017 na cidade de Goiânia (GO) com influências de diversos gêneros do Heavy Metal, mas com uma identidade única. Riffs marcantes, solos insanos e muito peso com suas músicas autorais, Arvak tem uma atmosfera incomum, deixando o ouvinte intrigado com o estilo de som. Inspirados pelos subgêneros Death e Black Metal, mas sempre com composições densas e expressivas, tendo uma boa recepção do público que aprecia o Rock/Metal. As letras abordam temas como guerras, hipocrisia e algumas histórias, assim como o nome “Arvak”, que é um cavalo da mitologia nórdica. Além disso, Arvak busca se tornar uma referência no Brasil e no mundo, sendo um banda com vocalista feminina que consegue cantar com o estilo de vocal “gutural”.
Neste ano, o grupo disponibilizou em canal do YouTube o primeiro EP intitulado BattleSlaves, todas as faixas foram gravadas em “live sessions”, além de dois vídeos das músicas Battle Slaves e In The Shadow Of Death. Arvak participou de diversos shows em Goiás e lives no período da pandemia da COVID-19 com bandas nacionais e internacionais, após o retorno dos shows ao vivo, a banda irá participar de uma seletiva no festival Rock do Cerrado e atualmente está compondo novas faixas para a gravação do primeiro álbum. Arvak acredita no potencial das mulheres em bandas de Rock e na igualde de gêneros, tendo ganhado notoriedade na cidade de Goiânia e em diversos eventos online.
04) GaiaBeta – Heavy Metal – Feira de Santana/BA
O Gaiabeta é uma banda de Heavy Metal tradicional com elementos de Power Metal fundada em Feira de Santana na Bahia em setembro de 2017 pelo vocalista e compositor Marcos Diantoni que buscava montar um time de músicos talentosos para fazer um projeto desafiador com linhas de voz e instrumental bem trabalhados.
A banda já é vista como uma das principais da região Nordeste do Brasil e certamente irá compor o time das bandas brasileiras que estão erguendo de novo o estilo tradicional. A banda tem como principais influências Maiden, Hammerfall e Helloween. Suas letras abordam temas como o cotidiano do homem contemporâneo, temas sobrenaturais e histórias antigas. A persistência do Diantoni deu certo e após as várias trocas de integrantes, a banda conseguiu se estabilizar e está finalizando seu debut album intitulado GATES OF GAIABETA.
05) LemuriaH – Metalcore – Guarulhos/SP
Formada nos meados de 2015. Houve um hiato, voltando às atividades na metade do ano de 2019. Com estilo Metalcore com doses pitadas de Deathcore, contém influências no New Metal e Djent. Reconhecido pelo seu instrumental pesado com voz agressiva e refrão para guardar na mente, musicas abordando os temas de depressão, ansiedade e entre outros.
A banda já tem um EP lançado, intitulado Submersa, um lyric vídeo da musica Submersa e dois videoclipes, um da música Reconstruir e outro de Demônio Interior. Sua formação conta com Rafael ‘Presuntinho’ nos vocais, Dan na bateria, Rafael ‘Huphus’ e Pedro nas guitarras, Heron no baixo e John no Sampler.