O Subsolo deseja um feliz natal a todos os leitores deste site, e hoje dedica este clássico do site ao evento Melhores do Ano do SubSolo

Você irá encontrar, a partir de agora, bandas que estão presentes em nossa votação. Isso não significa que seja uma lista definitiva de bandas premiadas, mas sim de grupos que lançaram seu trabalho neste ano e tiveram o devido reconhecimento de ao menos estarem em nossa audiência para votação. 



Confira então cinco bandas presentes em suas respectivas categorias:

01) Black Pantera – Thrash/Hardcore – Uberaba/MG


Deixar de começar o fim de semana do nosso TopFive sem citar o Black Pantera seria a maior indecência deste fim de semana natalino. O EP do ano está a disposição do play do nosso leitor, e o ser humano, com total consciência, não pode falar das impunidades deste mundo sem assistir a este trabalho. 

O Black Pantera não falha em buscar a cultura, rasgar às impunidades com sua sonoridade. A cada trabalho, o grupo pede espaço e precisa ser escutado. Eu fico decepcionado com o sistema de rádios e televisão colocando músicas de desgraças amorosas no ar e não dão nem 1 minuto para uma letra desta banda.

Uma banda gigante dentro do Underground, gigante para o mundo.



02) Thrashera – Thrash Metal – Rio de Janeiro/RJ

Até agora estou surpreso com este álbum lançado no mês de junho. Thrashera divulgou o seu trabalho mais conceitual, com letras fazendo um sentindo muito forte perante a obscuridade que o Brasil conseguiu chegar. Hoje percebo a consciência da banda em lançar um álbum de letras às claras para a situação que consegue piorar a cada dia.



03) PayBack – Thrash/Death Metal – Belo Horizonte/BH

Letra conceitual, videoclipe muito bem produzido com rostos conhecidos da nossa cena independente porém a execução da faixa deixa a desejar. Não consegui compreender em plena sonoridade o tom do vocalista, mas gosto é gosto. Cada um com o seu. Não posso deixar de analisar a excelente composição desta música e o videoclipe muito bem elaborado. 



04) Anguere – Hardcore – Rio Claro/SP

Zé Pequeno, uma criança que se perdeu na cidade de Deus. O Anguere nos brinda 2020 com um dos personagens mais icônicos e que representa muito bem a questão da diferença social. Um personagem digno do Hardcore, da correria. Ninguém conseguiu salvar o Zé Pequeno e ninguém consegue salvar milhões de crianças que ganham oportunidade no tráfico de drogas. Será que é preciso desenhar? O Anguere atirou na cara.


05) Cova Rasa – Heavy Metal – São Paulo/SP

Cova Rasa é aquela banda seleta das quais eu sempre quero ouvir. Heavy Metal de qualidade, letras em bom português e nem preciso falar sobre a produção de Marcelo Pompeu e Heros Trench. É definitivamente para encerrar com chave de ouro o Top Five.