A edição #208 do TopFive traz hoje cinco bandas totalmente distintas umas das outras, nos permitindo ter uma dimensão do quão grandioso, complexo e heterogêneo pode ser cenário do Rock e do Heavy Metal, além de nos instigar a abrir a mente para as infinitas possibilidades dentro desse universo musical que não cansa de nos surpreender.

Do Rock Alternativo da Mangroov ao Death Metal da Vulture, do Modern Power Metal da Ego Absence ao Metal Progressivo com MPB de Hugo Rioli, chegando por fim ao Metal Neoclássico da Signum Regis, saímos do Nordeste ao Sudeste, do Brasil à Europa e experimentamos das intermináveis experiências de todas essas misturas, de todas essas culturas e de toda a riqueza das vertentes mais pesadas e mais apaixonantes da música.

01) Mangroov – Alternative/Funk Rock – Recife/PE

O Mangue e o Asfalto não encontravam uma identidade tão simbiótica desde o surgimento do Manguebeat, e do mesmo Recife que um dia nos revelou Chico Science, hoje quatro jovens com menos de 20 anos, tentam novamente invadir o Brasil – e talvez o mundo – com uma mistura única que circula naturalmente entre o Rock Alternativo, o Funk Rock, o Heavy Metal, o Grunge e a combinação única da identidade regional tão peculiar do nordeste. Com apenas três singles lançados, e na iminência da gravação de um primeiro EP, a banda tem em Castle of Silence a canção que melhor ilustra a sonoridade única da Mangroov.

02) Vulture – Death Metal – Itapetininga/SP

Na estrada desde 1995, a Vulture é uma das mais longevas, tradicionais e importantes bandas de Death Metal no Brasil. A banda apresenta uma constante evolução de sua sonoridade no decorrer de todos esses 25 anos de trajetória, sem, no entanto, se afastar de suas origens, permitindo que consigamos claramente identificar os elementos fundamentais de sua música desde seu debut de 2005, até seu álbum mais recente, de 2020, ainda que ambos soem bastante distintos entre si. A Vulture é uma verdadeira entidade do Metal e vê-los lançando discos cada vez mais relevantes é motivo de profundo orgulho para a cena da música Extrema no Brasil.

03) Ego Absence – Modern Power Metal – São Paulo/SP

A Ego Absence é uma banda que vem ousando reinventar o Power Metal de dentro pra fora, não distanciando-se totalmente de suas principais referências, mas arriscando-se por novas possibilidades desta vertente musical, explorando elementos mais modernos e temáticas mais reflexivas do que as comumente exploradas neste gênero musical. Sua musicalidade é ao mesmo tempo profunda mas de fácil identificação, almejando tocar a alma do ouvinte desde a melodia mais simples até o arranjo mais requintado, priorizando sempre o feeling ao virtuosismo infundado.

04) Hugo Rioli – Prog Metal/MPB – Recife/PE

Hugo Rioli é um artista de uma perspicácia e de um carisma absolutamente únicos, o que reflete indubitavelmente em sua musicalidade incomparável. Suas canções são grandiosas, poéticas e apoteóticas, mas ao mesmo tempo tocantes e sutis, densas e acolhedoras, encontrando uma conexão poderosa com aqueles que se permitem mergulhar na profundidade de suas composições

 

05) Signum Regis – Neoclassical/Melodic Metal – Eslováquia

A Signum Regis é uma banda formada em 2007, que já possui nove registros de estúdio em sua vasta e deslumbrante discografia, contando em seus dois lançamentos mais recentes com o vocalista brasileiro Jota Fortinho à frente da banda. A sonoridade da banda reflete indiscutivelmente a mensagem absolutamente positiva da temática de suas canções, resultando em uma musicalidade intensa, imponente e vibrante, carregadas de entusiasmo e emoção.

A Hell Yeah Music Company surgiu em 2020 a partir do sonho de dois amigos, Luis Fernando Ribeiro e Leandro Abrantes, que se conheceram há 15 anos por meio do Heavy Metal e tomaram-no como trilha sonora de suas vidas e matéria prima de sua arte. Respeito, valorização, criatividade e amor pelo que fazemos são nossos pilares. A #HYMC nasceu para quebrar padrões, ignorar estereótipos e dar suporte às bandas brasileiras que compartilham do mesmo sonho que nós. Baseada em Florianópolis, SC, a Hell Yeah atende bandas de todo o Brasil e de Portugal. Hell Yeah Music Company, música como experiência.