Dia 18 de janeiro de 2014. Nessa data, Santa Catarina teve a honra de receber Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden, tendo a cidade de Laguna o privilégio de ter um cara com uma bagagem tão grande no Metal como sua primeira atração internacional da história. O III Laguna Metal Fest, realizado naquele dia, além de receber este monstro, recebeu os guerreiros do Korzus, que fizeram um show sensacional, estremecendo a estrutura do antigo Summer Lounge, onde fora realizado o evento.
Em termos de shows, não teve do que reclamar. As outras sete bandas eram do estado, e não deixaram por menos, com grandes performances. Bandas como Anarchaos (tributo à Sepultura) e Abeastnence eram da casa, e fizeram shows de quebrar tudo. No entanto, dois anos se passaram e a pergunta é: o que Laguna tem para oferecer hoje em termos de metal?
No último ano, o lendário Agosto Negro deixou de ser realizado, e o Metal Fest teve sua quarta edição bastante limitada, contendo apenas bandas de SC –o que por um lado foi muito positivo, pois o estado conta com bandas excelentes, como as que fizeram parte do cast do evento realizado em novembro. Mas, e falando em espaço? O mítico pub Pirate Cove, do português Manny, descansa nas memórias saudosistas dos headbaguers e rockers da região, pois teve suas portas fechadas no fim de 2014. No ano seguinte, Carlos Mansur tentou dar à cidade uma nova casa de metal e rock ‘n roll, mas o Valhalla não aguentou um ano de existência, mesmo dando ao público um ambiente fantástico e tentando trazer sempre atrações interessantes, como os dois Valhalla Fest e o Valhalloween, além do Metal Fest, fazendo a saideira da casa.
Mas mesmo com a falta de público fazendo as casas da cidade fecharem as portas, o sonho de formar uma banda segue acesso na cabeça de muitos músicos de Laguna. Muitas bandas novas surgiram nessa década, e podemos falar delas sem medo, pois todas executam músicas de alta qualidade e o melhor: cada uma é de um gênero.
RED WINE

ALKANZA

INVOQUE
Pegando a brecha de Ramon Scheper, podemos falar da outra banda dele. O baterista, apesar de ser de Capivari de Baixo, está atualmente nessas duas bandas de Laguna. Formada em 2015, a Invoque tem poucos shows no currículo, mas por onde passou deixou seu recado em alto e bom tom: viemos para fazer Groove Metal. Mesclando autorais com pancadas do Pantera e Lamb of God, a banda tem despertado atenção dos headbanguers da região e promete muito para 2016, com um possível disco vindo por aí. Fazendo companhia a Scheper, temos Vinicius Saints (este mesmo que vos fala) completando a cozinha com seu baixo, Marcel Fernandes na guitarra e Erik Quinsler no vocal.
DIEMORDINATE

HELLIO COSTA

Essas bandas são as que estão na ativa por agora. Fora elas, muitas outras já surgiram e sumiram em Laguna, como as que tocaram no III Metal Fest, mas a pergunta que fica é: com tantas bandas boas por aqui, teremos que buscar refúgio em outras cidades? E se abrir um novo lar para música pesada aqui, vai vingar como o Pirate resistiu por anos? A torcida é para que sim, que dê certo, que haja uma boa administração e que principalmente, haja interesse do público em comparecer aos eventos, em apoiar as bandas daqui acima de tudo, e prestigiar a cidade que já recebeu grandes bandas nacionais, Blaze Bayley, mas que também não fica devendo em nada em relação ao dever de casa. Laguna merece muito ter uma nova casa dedicada ao rock ‘n roll e ao metal, e estamos contando os dias para que surja um novo templo para nós voltarmos a aproveitar noites de diversão regadas a muita música massa, pessoas fodas e bebida boa e gelada.