Baseado em outros textos do genêro aqui no blog, hoje é a minha vez de mostrar que o rock gaúcho não é só anos 80 e inicio dos anos 2000. Com um mate bem quente, eu digito aqui três bandas que merecem meu destaque na cena underground deste pampa tri bagual.
1) Pylla C14 – Hard Rock/Heavy Metal – Santa Maria/RS
Visando o coração do Rio Grande, exatamente em Santa Maria ( conhecida como a “Seattle” dos pampas), dou destaque ao mais recente trabalho do Pylla. Este que, em sua carreira solo, traz o “Lá de volta outra vez”, seu quarto trabalho solo com apoio da Carbono 14.
Na formação deste baita trabalho, o sobrinho Leo Mayer ( guitarra e toda a direção musical do projeto), Marcelo Sartori ( baixo) e Cezar Nogueira ( bateria), além das participações especiais de Mumu (baixo), Leandro Schirmer ( bateria), Adriano Zuli ( teclado), Diego Pignataro ( teclado) e Fernanda Junges ( vocais).
Posso lhe garantir, caro leitor, que o álbum é uma viagem cheia de aventuras, assim como o título do álbum homenageia a saga do “O Hobbit”.
2) Stéfano Diehl and The Pack – Hard Rock – Ijui/RS
Diretamente da cidade de Ijuí, trago Stéfano Diehl and The Pack. Cantor solo, seleciona uma baita banda e lança o mais recente trabalho: The Angel’s Diary(2016).
Integra a banda: Stéfano Diehl ( vocais), Cristian Vieira( guitarra e backing vocals), Maquelen Lopes ( guitarra e backing vocals), Ewerton Henriques ( contrabaixo) e Cristian Karsburg ( bateria). Participações especiais por conta de Anderson Costa nos backing vocals e Elias Frenzel ( Reação em cadeia na bateria da faixa The Woman in Red ).
O Lobo, como Stéfano gosta de ser chamado, garante o melhor do Hard Rock em um disco que está tendo destaque no estrangeiro, e agora, busca vingar no Brasil.
3) Tocata y Fuga – Rock N’ Roll – Taquara/RS
Buscando citar por aqui bandas fora da capital gaúcha, não pude deixar de trazer esta banda, que é da região metropolitana. De Taquara, a Tocata y Fuga tem como principal objetivo divulgar o som no exterior com a intenção de tocar o bom e velho Rock N Roll dos anos 60 e 70 sem deixar de lado o Rock Progressivo e o peso do Heavy Metal. Com influências diretas de Led Zeppelin, Jethro Tull, Deep Purple, Black Sabbath, entre muitas outras, a banda trabalha em seu novo disco. Enquanto isso Gustavo Malagigi ( voz), Tiago Oliveira ( guitarra), Leonardo Kohlrausch ( baixo) e Andrei Dietrich ( bateria) lançam grandes singles pela rede.