Início 100 Dogmas Entrevista: Rafhael Jorge (100 Dogmas)

Entrevista: Rafhael Jorge (100 Dogmas)

Em Fevereiro de 2018, nascia o 100 Dogmas. Fruto de um trabalho de grandes amigos que queriam se reunir e elaborar uma proposta diferente, apostar no Stone e no Groove com a peculiaridade das letras em Português. Uma das principais características da banda, é trazer discussões sobre quaisquer assuntos, tendo a liberdade de expressão para expor sua opinião sobre diversas temáticas. No currículo da banda, tem o seu EP de estreia intitulado A Caixa de Pandora e o seu recém EP lançado em 2019, aMALdiçoado Seja, com destaque para as faixas Ansiedade e Genética. Atualmente a banda conta com Rafhael Jorge nos vocais e Thiago ‘Choco’ na bateria, tendo músicos convidados para complementar a sonoridade da banda.

Em 2020 a banda não parou, pelo contrário, trabalho cada vez mais e para isso, temos novidades a respeito para agora em Fevereiro. Rafhael Jorge, vocalista e fundador da 100 Dogmas aceitou conversar a respeito, confira a seguir:

Rafha, prazer estar trocando uma ideia contigo, admiro muito tanto o seu trabalho como a sua pessoa. Para começar, aquela perguntinha de sempre, como iniciou a 100 Dogmas?

Rafha: Meu grande amigo e parceiro Maykon a honra é sempre nossa em poder estar conversando contigo e poder contribuir com a subsolo, que tanto respeitamos e admiramos. Sobre o início da gente, começamos em 2018 comigo e o guitarrista e produtor André Luís, aqui em Blumenau/SC, com a ideia de fazer o som focado no Groove Metal e falar sobre temas mais místicos e sobre o nosso cotidiano. O 100 Dogmas sempre foi um sonho para mim antes mesmo dele existir, acho que tanto eu sonhar em poder ter uma banda onde eu pudesse expressar os meus sentimos através da música acabou se tornando realidade.

100 Dogmas é uma banda bem ativa, lançando praticamente EP por ano, no máximo em um intervalo de dois anos. Como foi 2020 para vocês?

Rafha: Pois é, muito legal o amigo, perguntar isso. O ano de 2020 foi um ano bastante decisivo e emblemático, colocamos a casa em ordem literalmente! Buscamos nos inovar na questão de marketing com os materiais que já tínhamos que ainda renderiam um caldo no nosso ponto de vista e coisas novas e também procuramos focar em produzir conteúdo audiovisuais em parceria com vários amigos e artistas que foi uma honra para gente. Ah, e claro o principal, compor músicas novas com aquelas características que gostamos que é o Groove mas alocando novas influências que os fãs vão perceber, principalmente sons brasileiros, percussão e letras mais místicas ainda.

Entre as novidades da banda, tem a Kombucha da banda. Como surgiu a ideia de lançar essa bebida com a marca da banda?

Rafha: A ideia do Kombucha foi em parceria com o nosso amigo e parceiro, Chico da Lambreta Films, produtor do clipe da Sic Mundus Creatus Est e também empreendedor na “Kombucha Nova Rússia”. Percebemos no mercado que muitas bandas vinham fazendo cervejas com as suas marcas, algo que vamos fazer no futuro, por isso partimos para o Kombucha pois era algo inovador e tem tudo a ver com a filosofia do 100 Dogmas, pois sabemos da importância dessa bebida para os fins terapêuticos e como ela fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal.

E as novidades da 100 Dogmas não param, acho isso impressionante. Tem uma coletânea virtual “Sudamerica Metal Radio”, que a 100 Dogmas foi escolhida para representar o Brasil. Como surgiu esse convite e como foi essa experiência para vocês?

Rafha: Nossa isso foi incrível, pois nos rendeu duas entrevistas fora do País, uma para o México e outra para o Chile. Confesso que a gente foi pego de surpresa, pois os representantes dessa coletânea apenas nos informaram que tinha curtido bastante o nosso trabalho, e nos indagaram se poderiam colocar a nossa música Catarse do nosso 1º EP para encerrar essa coletânea. Ficamos lisonjeados pelo convite e aceitamos na hora ter a nossa participação lá, foi um honra para gente e um baita prestigio representar o Brasil.

Atualmente as bandas apenas investem em grandes plataformas sobre música e a 100 Dogmas investe não só nas populares, tendo se tornado capa do Heavy Metal no Palco MP3. Como foi para vocês mais essa conquista?

Rafha: Nossa quando recebemos essa notícia do palco MP3, eu quase cai para trás, pois sabemos da dimensão que eles têm e já tiveram. Ficamos lisonjeados de ser a banda de Heavy Metal mais escutada no Brasil, ainda no mais falando a nossa língua. Como sabemos que os Streaming mais tradicionais pagam muito pouco pela nossa música, pensamos por que não fazer de uma forma de graça onde o fã da banda pode ir lá e baixar os nossos sons e nos expandir para outros públicos. Por indicação do meu grande amigo Jotta Nassty, eu investi um tempo e coloquei as nossas músicas lá, confesso ao amigo que essa conquista para nós foi muito grande, e bem surpreendente.

As temáticas da 100 Dogmas sempre são em base ao ocultismo e misticismo. As composições da banda seguirão essa temática ou depende muito do atual momento dos integrantes da banda?

Rafha: Sim, as letras vão cada vez mais falar sobre essas temáticas místicas e ocultistas, pois eu o Choco meu grande parceiro e sócio do 100 Dogmas somos muito fãs desse assunto. Eu fui por muitos anos estudante da filosofia Rosa Cruz, e gosto muito de misturar o que aprendi com o nosso cotidiano, pois meu ponto de vista, está tudo ligado ao outro sempre.

Por falar em integrantes, como se encontra a atual formação da 100 Dogmas e como trabalham após a saída dos antigos integrantes?

Rafha: Esse assunto é bem delicado, tivemos a baixa do nosso guitarrista e do baixista, mas isso serviu para eu o Choco, nos focar ainda mais no nosso sonho que é levar o 100 Dogmas para outro nível, tanto de composição quanto estrutura da empresa. Em breve vamos explanar a nossa nova conquista, segredo ainda hahaha. Estamos trabalhando com um produtor de nível internacional no nosso 3º EP, que ainda não tem data para lançamento, mas está ficando incrível. Ele nos indicou vários músicos que vão nos ajudar a conquistar os nossos objetivos, por enquanto, a banda é apenas eu e Choco. Mais adiante temos a certeza que os novos integrantes que admiram a gente e o nosso trabalho vão aparecer, para fecharmos esse time e continuar quebrando tudo por ai.

Nesta sexta-feira (19) conheceremos o teaser do vindouro videoclipe de ‘Sic Mundus Creatus Est’, como foram as gravações e construído o roteiro deste trabalho?

Rafha: Demorou mas vai sair hahahaha. As gravações dependeram muito do nosso financiamento coletivo que fizemos através do Catarse. Então com ajuda de vários fãs, conseguimos alcançar a meta e superar o que tínhamos orçado, com isso as gravações foram um show a parte, mas com muito suor nosso e do diretor Chico do Lambreta Films. Tudo começou quando lançamos essa música no ano passado como single. A repercussão foi incrível, despertando na cabeça genial do Chico todo o contexto que ele sentiu da música e a ideia de que queríamos passar. Foi uma parceria muito forte!

Todo o roteiro saiu da cabeça dele em parceria com breves ideias de todos que participaram do processo. Para ser sincero, estamos lisonjeados de ter tanta gente importante da arte e do entretenimento aqui da nossa cidade de Blumenau/SC envolvida. Ter um grande prestígio e ser abraçado por grandes pessoas, então estamos bem felizes de como a gente foi recebido mesmo sendo uma banda de Metal. Afinal, sabemos que é um estilo pouco fomentado no meio artístico. Focamos na questão do roteiro em filmes de Terror antigos, principalmente para homenagear o grande mestre do terror Zé do Caixão. A ideia de lançar o teaser no dia 19 de fevereiro, é uma homenagem, mesmo sendo a data do falecimento dele, vamos levar uma mensagem eterna que ele nos deixou.

O que marca o lançamento do videoclipe anteriormente mencionado?

Rafha: O lançamento dessa música é o fim de um ciclo como que eu o Choco gostamos de frisar. Como escrevi acima, estamos com um produtor sensacional que está nos ajudando a dar uma roupagem nova para as músicas, mas é claro sem perder a nossa característica principal que é Groove.

Rafha, agradeço a oportunidade de conversarmos um pouco, desejo todo o sucesso do mundo para a 100 Dogmas e deixo esse último espaço para você deixar uma mensagem para os leitores e fãs da 100 Dogmas.

Rafha: Muito obrigado irmão, volto a dizer que todos da banda somos muito agradecido e privilegiados em ter o teu apoio sempre, desde o começo, para nós isso é muito gratificante. A mensagem que posso deixar para os nossos fãs, que sempre lutem pelos seus sonhos, pois quando você quer muito e já se imagina fazendo com toda a sua força, isso acontece. Quero agradecer a todos que nos acompanham e nos incentivam sempre a ir mais longe. Mesmo com todas as mudanças vamos seguir firme e forte em busca de novos caminhos e sonhos novos. Em breve vamos ter um notícia para falar para todos sobre a nossa nova parceria musical, grande abraço a todos.

A energia flui para a onde vai a atenção.

Gremista, catarinense, gamer, cervejeiro e admirador incessante do Rock/Metal. Tem como filosofia de vida, que o menos é mais. Visando sempre a qualidade invés da quantidade. Criou o site 'O SubSolo" em 2015 sem meras pretensões se tornando um grande incentivador da cena. Prestes a surtar com a crise da meia idade, tem a atelofobia como seu maior inimigo e faz com que escrever e respirar o Rock/Metal seja sua válvula de escape.