Início Destaque Topfive: cinco bandas para ouvir neste final de semana #181

Topfive: cinco bandas para ouvir neste final de semana #181

O TopFive do seu fim de semana se aventura entre as novinhas e as velinhas da nossa cena nacional. Bandas em pleno vapor, que mesmo com o processo da pandemia, investiram e evoluíram com suas sonoridades.

Hoje o mercado musical vive ainda mais dificuldade, e as bandas precisam mais do que nunca estudar e se especializar para cortar custos. Vamos a elas:



01) Velhas Virgens – Rock And Roll – São Paulo/SP

Mais de 30 anos de atividade, a Velhas Virgens gerencia sua assessoria de comunicação, seus produtos de merchandising e a sua sonoridade. Com um vasto cast musical, a banda se aventura na música sem rótulo, a não ser o de maior banda de rock independente do Brasil.



02) Armada – Punk Rock – São Paulo/SP

Com quatro remanescentes da clássica banda Blind Pigs, a Armada segue na luta Punk Rock pelos seus ideais, honrando o passado e reescrevendo o futuro. Inclusive nesta nova discografia já mandaram a ver com canção em inglês, porém perdeu qualidade. Bom mesmo é no português que educa a todo o povo brasileiro.



03) Sociedade Boêmia – Hard Rock – São Paulo/SP

Viva a sociedade e sua boêmia, sem ela muita música boa não iria acontecer. E assim encontramos esta banda paulistana, com uma bela força instrumental, principalmente em seus instrumentos de corda.



04) Massacre do Paralelo 11 – Hardcore – Campinas/SP

O Massacre do Paralelo 11 ocorreu em 1963, quando homens contratados por uma empresa de extração de borracha mataram 3500 membros do povo indígena Cinta Larga da Amazônia e destruíram sua aldeia (Wikipedia). Quando vi o nome desta banda, com esta grande referência eu não poderia ficar sem escutar. Realmente tem uma sonoridade de respeito, e o bom do rock é essa contracultura, com letras que tocam feridas, alertam a sociedade sobre possíveis repetições de um passado nefasto.



05) Ação Direta – Hardcore – São Paulo/SP

Hoje o TopFive acabou culminando em bandas paulistanas, algo muito interessante de ser observado, ainda mais se tratando da capital do rock. Ação Direta não poderia fugir do meu apanhado musical, banda clássica do ABC Paulista, mantém a pegada contracultura, metendo o dedo na ferida, e o resultado da sua sonoridade de peso coloca seu mais recente lançamento pela Xaninho Discos. Combinação de peso para encerrar a seleção de hoje.

Colorado e apaixonado pelo esporte como maior meio de expressão sociocultural, enxerga o Rock N Roll como ritmo de mesma sintonia e uma filosofia de vida. Fundador do podcast Metal Etílico, passou a fazer parte da equipe d'O Subsolo há anos, tem a mentalidade de que preservar a marca é o fundamental, assim preservando e espalhando a boa música e às amizades do mundão da música afora.