The Man-Eating Tree é uma banda finlandesa de Atmospheric Gothic Metal, fundada em 2009, na cidade de Oulu. A banda esteve em hiato desde 2019 e retomou as atividades em 2024 com uma nova formação. O próximo álbum, Night Verses, será lançado em 2025, mas o primeiro single, Seer, tem lançamento previsto para dezembro de 2024.
Conversamos com o guitarrista e fundador da banda, Janne Markus, sobre as expectativas do retorno e o que os fãs podem esperar do futuro da banda.
Bem-vindo a’O Subsolo, The Man-Eating Tree. Gostaríamos de começar esta conversa perguntando sobre a ideia de encerrar o hiato da banda e retomar as atividades com uma nova formação. Como isso aconteceu?
Janne Markus: Muito obrigado! O lançamento do álbum anterior e a turnê relacionada a ele foram cancelados. Alguns membros saíram da banda e parecia que uma barreira tinha surgido. Eu tentei continuar com diferentes configurações, mas a motivação simplesmente acabou. Conversei com Aksu e Sakke e com o apoio deles recuperei a motivação e o entusiasmo para voltar. June já estava envolvido nos shows anteriores e também estava ansioso para continuar, o que influenciou muito o fortalecimento da formação. Quando Manne também se juntou a nós no outono de 2023, tudo se encaixou por fim. Pensamos em continuar com outro nome de banda, mas a ideia de um novo nome não parecia razoável no final.
O que podemos esperar desta nova fase de The Man-Eating Tree?
Janne Markus: Claro, ainda soa muito como um álbum da TMET. Desde as partes realmente pequenas e delicadas até o TMET mais pesado de todos os tempos. É muito difícil para mim comparar isso com qualquer coisa, porque faço música principalmente para mim mesmo.
A nova formação trouxe alguma mudança significativa no som da banda, ou a essência será mantida com um toque novo?
Janne Markus: Claro, quando o vocalista muda na banda, a diferença é muito perceptível. Algumas das novas músicas também exigem uma afinação mais baixa, para que possamos tirar o máximo proveito da voz e das músicas do Manne. Eu sei que muitos nos compararão ao Ghost Brigade, o som do Manne é muito reconhecível. Para mim, é tudo a mesma coisa – o som da banda será realmente bom e único. Queremos que o álbum apresente 5 personalidades, 5 grandes músicos. Isso faz da TMET o que é.
Em relação ao álbum “Night Verses”, como foi o processo de composição e gravação?
Janne Markus: Algumas músicas são de alguns anos atrás e outras têm apenas algumas semanas. O trabalho de composição foi feito principalmente por mim e pelo Sakke, com a participação de Aksu e June um pouco depois. O álbum está sendo feito em Lahti, no estúdio do Aksu.
Quais são as expectativas para o retorno de The Man-Eating Tree aos palcos?
Janne Markus: Provavelmente, estou mais ansioso pelos primeiros ensaios juntos. Hahah. Claro que estou ansioso também para tocar essas novas músicas ao vivo, além do material dos álbuns anteriores. Vai ser realmente incrível.
Vocês têm planos de expandir os shows da banda para fora da Finlândia?
Janne Markus: Com certeza. Sim.
Gostaria de agradecer pelo tempo que você dedicou a esta entrevista. Por último, você poderia deixar uma mensagem especial para os leitores do O Subsolo?
Janne Markus: Obrigado e lembre-se de apoiar a música e a cultura finlandesa nestes tempos. Nos vemos e ouvimos em 2025!