Por Rafael Freitas

A Pentral é um Power Trio do norte do Brasil formada pelos irmãos Victor Lima (vocal e guitarra), Vagner Lima (bateria) e Joe Ferry (baixo) e em maio deste ano, 2021, lançou seu primeiro full lenght What Lies Ahead of Us.

A banda traz uma interessante fusão de várias épocas do rock progressivo, com composições complexas, mas sem exibicionismo. Notei bastante influência de Rush, e outros medalhões do prog como o Dream Theater dos anos 90 e Pain of Salvation. Há momentos que remetem ao The Police, outros te levam para uma pegada mais alternativa a la Faith no More, mas apesar das referências a banda consegue imprimir sua própria identidade.

A qualidade das composições é acima da média, com um instrumental bastante entrosado e pé no chão, com um vocal sólido e de personalidade. A linha de composição é bem complexa, mas acertadamente foge do exagero técnico e foca muito na criatividade, nas melodias e ritmos marcantes e em transições bem elaboradas, o que torna a audição do álbum muito fluida. A cada música o disco vai crescendo e revelando novas nuances, como um verdadeiro disco de prog.

Destaque para a música de abertura Silent Trees, que inicia com o mantra de invocação a paz Om Shanti; para os belíssimos arranjos de violão e linhas vocais em Letters from nowhere e A gift from God, e para as “progressivonas” No Real Colour in Souls e The Shell I’m Living In.  

Como ressalvas eu diria que o trabalho de mixagem é bem limpo, punch e equilibrado, mas achei um pouco fora dos padrões atuais. Não que soar atual seja uma regra, mas uma produção ainda mais moderna e impactante, com uma direção mais minuciosa nas partes de vocal e solos de guitarra, poderá elevar a Pentral a alguns degraus acima dentro do nicho, já que criatividade, talento e boas referências a banda tem de sobra.

Seria interessante também ver os caras imprimindo um pouco mais da sua própria personalidade em trabalhos futuros, mas se continuarem nesta linha, já estão no caminho certo. 

Pentral se revela como uma grata surpresa dentro do nicho progressivo nacional. Um excelente álbum de estréia!

 

 Tracklist

1- Silent Trees
2- All My Wounds
3-Disconnected
4-Letters From Nowhere 
5- Aiming For The Sun
6-A Gift From God
7-No Real Colors in Soul
8-
The Shell I’m Living
9-
Are You Satisfied?
10-
The Law

 

 

 

Nascido no interior de São Paulo, jornalista e antigo vocalista da Sacramentia. Autor do livro O Teatro Mágico - O Tudo É Uma Coisa Só. Fanático por biografias e colecionismo.